tv diário

Conheça a trajetória dos apresentadores do Jornal do Diário

18.304

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

No mês de aniversário do Diário nós temos uma novidade para você! A partir desta segunda-feira, dia 14 de maio, você tem mais um compromisso com a gente e a nós com todos vocês. De segunda a sábado você vai ficar ainda mais informado com o nosso novo produto, o Jornal do Diário. Conheça a trajetória dos apresentadores do telejornal:


Kellen é movida por desafios




























Ela tem um sorriso largo, um jeito meigo e esbanja competência. Kellen Caldas, 45 anos, é jornalista formada pela Unisinos, em São Leopoldo. Nascida em Porto Alegre, diz que é uma santa-mariense de coração desde os 4 anos, quando veio morar em Santa Maria. Antes de começar a carreira profissional, teve sua história iniciada pelos concursos de beleza. Foi Rainha do Carnaval, Garota Verão e Vice-Miss Rio Grande do Sul. E Foi em função dessas atividades que ela pegou o gosto e quis estar perto das câmeras, e principalmente, das pessoas. Logo no início da faculdade, a aptidão pela produção em televisão chamou a atenção da jovem.

- Eu sempre gostei de ser produtora, de fazer roteiros e laudas. Um dia, como estagiária na TV na Unisinos, estava na produção do programa aguardando a repórter que ia entrar ao vivo para falar do vestibular. Ela ficou presa no trânsito, e o meu chefe disse que eu tinha cinco minutos para entrar ao vivo. Tive pouco tempo para parar, pensar e estrear ao vivo. Foi aí que eu me apaixonei, o frio na barriga, as borboletas no estômago que a gente tem com as entradas ao vivo, isso não tem preço - relembra Kellen. 

Na metade da faculdade, foi estudar inglês em Atlanta, nos Estados Unidos. A ideia era ficar seis meses, mas o período se estendeu por dois anos. Fez estágio na CNN durante 30 dias, onde adquiriu mais experiência. Depois disso, concluiu o curso de Jornalismo e foi encarar o mercado de trabalho. Contratada como jornalista da Igreja Universal, montou e organizou toda a equipe de televisão. Tempos depois, recebeu uma proposta para trabalhar na Record TV, na capital gaúcha. Com esta oportunidade, passou por várias editorias como esporte, polícia, cultura, entretenimento e ainda trabalhou por um período na Record News, em São Paulo. Foram quase 10 anos de muito trabalho.

 - Chegou um momento em que a vida pessoal acabou falando mais alto. Daí, eu tive que escolher e tenho muito orgulho de dizer que optei pela vida pessoal. Precisava que a minha filha pudesse conviver com o pai, avós, tios, primos. Foi uma decisão muito difícil, tanto que as pessoas não acreditavam que eu sairia. Essa pausa foi significativa - conta Kellen. 

Em 2014, quando voltou para Santa Maria, deixou de lado o ritmo acelerado que a Capital exigia para curtir detalhes que a cidade proporciona: levar a filha à escola, almoçar com a família, curtir a vida de dona de casa, de mãe e também ficar mais perto do marido. Em 2016, surgiu o convite de um projeto televisivo voltado para as mulheres. O programa Papo Solto contou a história de muitas pessoas de Santa Maria. Afastada do jornalismo factual por cerca de cinco anos, um convite surpreendeu Kellen no final do 2020, em meio à pandemia. Ela passou a integrar o time de profissionais do Diário, comandando o programa de saúde e qualidade de vida Bem Viver e se unindo ao time de apresentadores do Direto da Redação. Agora, ela espera todos no Jornal do Diário, em mais um desafio da carreira profissional. 

- Eu sou motivada por desafios, e essa experiência que eu estou tendo de acompanhar o jornal impresso, o site, está sendo muito gratificante. Quando eu fui convidada para fazer parte deste projeto que já estava em andamento, eu acredito que entrei para contribuir com os jornalistas. Vim para somar, e encontrei uma equipe muito engajada, uma equipe que faz muitas coisas ao mesmo tempo, todos focados num bem comum que é a comunicação, que é levar a informação de qualidade para Santa Maria e região - completa.


Vilceu tem o dom comunicação

São mais de 30 anos de imprensa, apresentando eventos, concursos de beleza, comandando o Mídia Mix e atuando no jornalismo local e regional, entre outras atividades da área da comunicação. Vilceu Godoy, 53 anos, é natural de Santa Maria e a mais nova contratação da TV Diário. Ele vai estar ao lado de Kellen Caldas na condução do Jornal do Diário, de segunda a sábado, durante os 40 minutos de programa no seu final de tarde. Com sua risada contagiante, seu jeito calmo e, em alguns momentos, acelerado de ser, Vilceu é mais um dos jornalistas que nasceram com o dom de comunicar na frente das telas. Desde as séries iniciais, ele já se considerava o mais falante da turma.

- Eu lembro dos primeiros anos da escola, eu já era muito metido. Sempre que tinha que apresentar alguma coisa no colégio, eu era o primeiro que se candidatava. Depois, nem precisava mais, já ficou definido (risos). A coisa já nasce com a gente, eu acredito que as pessoas nascem com um dom para fazer o que fazem - afirma Vilceu. 

Formado pela Fundação Educacional Padre Landell Moura, em Porto Alegre, foi lá que o santa-mariense aperfeiçoou o que ele considera um dom, ganhando técnica para atuar como jornalista, radialista e apresentador. A carreira profissional iniciou em 1988 na Rede Pampa quando existia a Rádio Pampa FM, em Santa Maria. Foi na região Centro do Estado que construiu sua trajetória, passando pelo grupo RBS, Jornal A Razão e TV Santa Maria. O local onde mais atuou foi na TV Pampa Centro, como coordenador de jornalismo, repórter, apresentador e produtor. 

Conhecido também pela voz marcante, apresentou eventos tradicionais e simbólicos da cidade, como Rainha do Carnaval, concursos de Miss e Mister Santa Maria, cerimoniais de empresas, entregas de prêmios, entre outros. Em 2021, Vilceu entra para a equipe do Diário para fazer parte do novo telejornal do grupo. 

- Esse retorno representa um recomeço, fé e superação. Impossível não estar bem, não estar feliz, mesmo com perdas que eu tive ao longo desse último ano. Temos que ter força, foco e, principalmente, fé para poder superar. Existem palavras que estão na moda, e superação é uma delas. Se a gente não tiver força, fé e não acreditar, a gente fica estagnado e não consegue seguir vivendo. E a gente precisa seguir vivendo. Essa é a primeira vez que ele participou da criação de um produto desde o início.

 - É muito gratificante a oportunidade de participar dessa construção, desse nascimento, do novo produto, do novo telejornal. Vejo que as pessoas se envolvem, se comprometem, a equipe é integrada. É muito bacana encontrar isso quando a gente chega em uma nova empresa, em um novo emprego com uma equipe que já vem engajada no jornalismo há bastante tempo - conta Vilceu. 

A fé e a superação sempre fizeram parte da rotina do jornalista, que não se imagina fazendo outra coisa que não seja dentro da área da comunicação. - A nossa atividade é um "vício", então, é muito bacana estar onde se gosta, fazendo o que se gosta. É uma grande satisfação estar no Diário, em uma empresa da nossa terra, que cresce a cada dia, a cada mês, a cada momento. Uma empresa que consegue transpor obstáculos e dificuldades nessa situação em que o mundo vive e que é exemplo de crença no futuro - completa o jornalista.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cuidados com a pele e um ótimo vinho para o inverno

Próximo

Novo telejornal do Diário estreia nesta segunda-feira

Revista Mix